CULTURA, EDUCAÇÃO E POLÍTICA À LUZ DE PIERRE BOURDIEU
DOI:
https://doi.org/10.32459/revistalumen.v4i8.144Resumo
Poucos pensadores alcançaram o prestígio acadêmico de Pierre Bourdieu, um dos mais importantes sociólogos do século XX. Há certa unanimidade no meio acadêmico sobre este ponto, isto porque a obra bourdieusiana, sem dúvida profícua, impactou diretamente os estudos desta e de outras áreas do conhecimento. Ademais, para quem deseja um exemplo mais concreto, Bourdieu chegou a ser o autor mais citado do mundo, de modo que hoje é impossível não se deparar com seus estudos em campos diversos do saber: da educação à sociologia, da comunicação à ciência política, da epistemologia das ciências sociais à reflexão sobre o campo acadêmico e sobre o neoliberalismo.Downloads
Métricas
Referências
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Organizado por Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. 3. ed. São Paulo: Vozes, 1998.
__________. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1974.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 35. ed. São Paulo: Autores Associados, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O periódico Revista Lumen utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.