Método de conhecimento de Paulo Freire e suas aplicações na região de Jundiaí-SP (1986-2016)

Autores

  • José Renato Polli Faculdade de Educação da Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.32459/2447-8717e270

Palavras-chave:

Método de conhecimento de Paulo Freire, Conscientização, Educação humanizadora

Resumo

Este artigo tem como objetivo promover uma reflexão sobre o método de conhecimento, de Paulo Freire, comumente identificado como um método de alfabetização de adultos, aplicado inicialmente em Angicos e em várias cidades do nordeste brasileiro, em diversas experiências diferentes e concomitantes. Como uma forma de demonstrar historicamente que os desdobramentos e aplicações do método não estiveram restritos a ambientes politicamente favoráveis, serão apontadas algumas práticas e inspirações desenvolvidas na região de Jundiaí-SP, entre a metade da década de 80 e início da década de 2010. São dinâmicas desenvolvidas por agentes de pastoral da igreja católica, por educadores e agentes políticos, que indicam que em cidades com perfil histórico predominantemente conservador há possibilidades, resistências e mecanismos de escape aos controles ideológicos perpetrados por grupos hegemônicos e que experiências pedagógicas humanizadoras florescem mesmo nestes contextos adversos.

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Biografia do Autor

José Renato Polli, Faculdade de Educação da Unicamp

Doutor em Educação (FEUSP). Pós-doutor em Educação(FE-UNICAMP)

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Publicado

2023-12-07

Edição

Seção

Artigos Livres