CONFLUÊNCIAS POLÍTICAS DA PEQUENA BURGUESIA: O ANTIPETISMO DE DIREITA E DE ESQUERDA
DOI:
https://doi.org/10.32459/revistalumen.v2i3.46Resumo
O artigo pretende contribuir com a análise do processo que culminou no golpe que derrubou o governo da presidenta Dilma Rousseff e na sua caracterização de classe e, particularmente, expor em linhas gerais duas expressões políticas da ideologia pequeno burguesa que estiveram na base do apoio ao golpe, uma do campo da direita e outra do campo da esquerda.
Palavras-chave: Direita, Esquerdismo, Golpe de Estado.
Downloads
Métricas
Referências
BOITO, Armando. “A crise política do neodesenvolvimentismo e a instabilidade da democracia”. Revista Crítica Marxista. Campinas, nº42, jun., 2016.
______. “A corrupção como ideologia”. Revista Crítica Marxista. Campinas, nº44, jun., 2017.
LÊNIN, Vladimir Ilitch Ulianov. “A doença infantil do 'esquerdismo' no comunismo”. LÊNIN, Vladimir Ilitch Ulianov. Obras escolhidas – volume 3. São Paulo: Alfa-Ômega, 1980. p. 275-349.
MORAES, João Quartim de. Base de massas e tropas de choque do golpismo. Disponível em: http://www.vermelho.org.br/coluna.php?id_coluna_texto=7690&id_coluna=24 . Acesso: 25 de maio de 2017.
POULANTZAS, Nicos. Pouvoir politique et classes sociales. Paris: François Maspero, 1968.
______. Fascismo e ditadura. Porto: Portucalense, 1972, 02 volumes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O periódico Revista Lumen utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.