Reflexões sobre a contribuição das organizações não governamentais educacionais na promoção da equidade de gênero na infância e adolescência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ddem.v.1.n.13.69895

Palavras-chave:

Arranjos sociais, Educação, Identidade de gênero, ONGs educacionais, Orientação sexual

Resumo

O presente texto tem como objetivo analisar os conceitos fundamentais que permitem os debates sobre identidade e expressão de gênero, destacando suas definições, complexidades e implicações sociais. Paralelamente, busca explorar a relação intrínseca entre educação e gênero, enfatizando o papel da educação como um espaço estratégico para a desconstrução de desigualdades e a promoção de valores de respeito e equidade. O estudo também direciona seu olhar para o papel essencial das Organizações Não Governamentais (ONGs) na promoção da equidade de gênero, considerando suas ações dentro de contextos sociais marcados por desafios econômicos, culturais e políticos. Como as ONGs frequentemente operam em cenários de vulnerabilidade social, onde as desigualdades de gênero são amplificadas por fatores como a pobreza, a violência, a exclusão educacional e a falta de acesso a direitos básicos. Nesse contexto, essas organizações se destacam como agentes de transformação, mobilizando recursos, promovendo campanhas de conscientização e oferecendo programas educacionais e sociais voltados para o empoderamento de indivíduos e comunidades, proporcionando aos invisíveis ou invisibilizados lugar de fala. Suas ações não apenas ampliam o alcance das políticas públicas, mas também preenchem espaços deixadas pelo Estado. Para a realização deste estudo, adota-se o método de abordagem hipotético-dedutivo, que permite partir de situações previamente formuladas e testadas por meio de uma análise crítica da literatura existente. A pesquisa bibliográfica é utilizada como principal técnica de investigação, possibilitando uma reflexão embasada e contextualizada sobre as questões levantadas.

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Biografia do Autor

Cesar Henrique Marson de Andrade, Favoo Coop

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito/UNIJUI – Mestrado Interinstitucional com a Faculdade Favoo Coop – Vilhena/Rondônia-Brasil. Contador e professor da Faculdade Favoo Coop.

Rodrigo Alves Correia, Faculdade Favoo Coop, FAVOO - Vilhena, RO

Doutor em Ciências Sociais pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Sua experiência é na área de Ciência Política, com ênfase em Comportamento Político. Atualmente, professor da Faculdade Favoo Coop.

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Publicado

2025-04-30