Reflexões sobre a contribuição das organizações não governamentais educacionais na promoção da equidade de gênero na infância e adolescência
DOI:
https://doi.org/10.23925/ddem.v.1.n.13.69895Palavras-chave:
Arranjos sociais, Educação, Identidade de gênero, ONGs educacionais, Orientação sexualResumo
O presente texto tem como objetivo analisar os conceitos fundamentais que permitem os debates sobre identidade e expressão de gênero, destacando suas definições, complexidades e implicações sociais. Paralelamente, busca explorar a relação intrínseca entre educação e gênero, enfatizando o papel da educação como um espaço estratégico para a desconstrução de desigualdades e a promoção de valores de respeito e equidade. O estudo também direciona seu olhar para o papel essencial das Organizações Não Governamentais (ONGs) na promoção da equidade de gênero, considerando suas ações dentro de contextos sociais marcados por desafios econômicos, culturais e políticos. Como as ONGs frequentemente operam em cenários de vulnerabilidade social, onde as desigualdades de gênero são amplificadas por fatores como a pobreza, a violência, a exclusão educacional e a falta de acesso a direitos básicos. Nesse contexto, essas organizações se destacam como agentes de transformação, mobilizando recursos, promovendo campanhas de conscientização e oferecendo programas educacionais e sociais voltados para o empoderamento de indivíduos e comunidades, proporcionando aos invisíveis ou invisibilizados lugar de fala. Suas ações não apenas ampliam o alcance das políticas públicas, mas também preenchem espaços deixadas pelo Estado. Para a realização deste estudo, adota-se o método de abordagem hipotético-dedutivo, que permite partir de situações previamente formuladas e testadas por meio de uma análise crítica da literatura existente. A pesquisa bibliográfica é utilizada como principal técnica de investigação, possibilitando uma reflexão embasada e contextualizada sobre as questões levantadas.
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Revista DD&EM - ISSN 2675-7648