Resenha do livro

Atitude suspeita: a seletividade na atuação da Polícia Militar e Poder Judiciário no combate ao narcotráfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ddem.v.1.n.13.70179

Palavras-chave:

Seletividade Policial, Racismo, Desigualdade Social, Guerra às Drogas, Sistema Prisional, Reforma do Sistema de Justiça Criminal

Resumo

A presente resenha, derivada do livro de Felipe Morais Barbosa, bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008) e especialista em Direito pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (2011) e atualmente Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), na 3ª Vara Criminal de Trindade – Goiás, obra em que o autor faz uma ampla análise sobre a aplicação da lei no Brasil, com base no combate às drogas. Além de mencionar as prisões em flagrante que afetam a população e a segurança pública, essa obra, fruto de uma dissertação de mestrado de 2022 em Direito Constitucional do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), aponta como a polícia e o judiciário, em especial, direcionam suas ações para determinados grupos sociais, especialmente aqueles mais vulneráveis econômica e racialmente no estado de Goiás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Afonso Tavares, Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiania, GO

Doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial e em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS). Mestrando em Direito Constitucional e Econômico pelo Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA). Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (PUC Goiás) e Filosofia (Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás – IFITEG).

Referências

BARBOSA, Felipe Morais. Atitude suspeita: a seletividade na atuação da Polícia Militar e Poder Judiciário no combate ao narcotráfico. São Paulo: Editora Dialética, 2023.

CABRAL, Ruth do Prado. Reintegração Social em Goiás: O Perfil do Apenado e a Atuação do Patronato em prol do Egresso. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, p. 112. 2014.

CUSTÓDIO, Vicente de Paula. Sistema Prisional Brasileiro: precarização e desafios do trabalho do Assistente Social em busca da ressocialização e garantia dos direitos de pessoas privadas de liberdade. 2022. 60 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.

FIGUEIREDO, Larissa Côgo. Poder paralelo: consequências socioeconômicas da criminalização da maconha no Brasil. 2019. 47 f. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.

MACHADO, Nara Borgo Cypriano. Usuário ou traficante? A seletividade penal na nova lei de drogas. Anais do XIX Encontro Nacional do CONPEDI, 2010. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/fortaleza/3836.pdf. Acesso em: 31 jan. 2025.

RIBOLI, Eduardo Bolsoni. O discurso do medo e a sua incidência na política criminal Brasileira. Monografia (Especialização em Direito Penal e Política Criminal: Sistema Constitucional e Direitos Humanos) – Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 68. 2015.

RODRIGUES, Thiago. Narcotráfico e Militarização nas Américas: vício de guerra. Revista Contexto Internacional, Rio de Janeiro, v. 34, n. 1, p. 9-41, jun. 2012. Disponível em: https://contextointernacional.iri.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=601&sid=114. Acesso em: 31 jan. 2025.

Downloads

Publicado

2025-04-30