Poética e imagem:

atos de criação e sensações no conto A oficina do escultor, de José Saramago

Autores

  • Annita Costa Malufe Pontifícia Universidade Católica de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-6843-197X
  • Mateus Soares Rodrigues da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2022i28p34-49

Palavras-chave:

José Saramago, Poéticas, Mímesis, Artes visuais, Erotismo

Resumo

O presente artigo divide-se em duas partes: a primeira discute a relação mantida pelos códigos poéticos próprios ao contexto cultural da Antiguidade Clássica, bem como a relação que esses tratados estabeleciam com outras manifestações artísticas, especialmente com aquelas das artes visuais, e seus processos criativos; e a segunda, que por meio da análise do ato de criação no (e do) conto A oficina do escultor, do livro A Bagagem do Viajante (1973), de José Saramago, realizada sob a perspectiva propiciada pelas contribuições estéticas oferecidas pelos estudos de Victor Chklovski, Júlio Cortázar, Georges Bataille, Gilles Deleuze e Félix Guattari, revela no texto em tela uma poética descolada dos ditames clássicos em que se descortina uma cartografia fronteiriça dos territórios artísticos (e seus gêneros), caracterizada pelo esfumaçamento de suas divisas e pela subversão da relação preservada, tradicionalmente, entre poesia e imagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ALBERTI, L. B. Da pintura. Trad. Antônio da Silveira Mendonça. Campinas: Edipro, 2009.

ARISTÓTELES. Retórica. Trad. Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2013.

ARISTÓTELES. A poética clássica / Aristóteles, Horácio, Longino. Trad. Jaime Bruna. São Paulo: Cultrix, 1997.

BATAILLE, G. O Erotismo. Trad. Antonio Carlos Viana. Porto Alegre: L&PM, 1987.

CHKLOVSKI, V. Arte como procedimento. Trad. Molina, D. G. RUS, n. 10, v. 14, 2019, p. 153-176. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/153989. Acesso em: 14 jun. 2022.

CORTÁZAR, J. Alguns aspectos do conto. In: CORTÁZAR, J. Valise de Cronópio. Trad. Davi Arrigucci Jr. e João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 1974.

DA VINCI, L. Trattato della Pittura. Lanciano: Carabba Editore, 1947.

DELEUZE, G. Crítica e Clínica. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 2010.

DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, G. Logique de la Sensation. Paris: aux éditions de la différence, 1981.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é filosofia? Trad. Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: 34, 2010.

EISENSTEIN, S. Dickens, Griffith e nós. In: EISENSTEIN, S. A forma do filme. Trad. Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2002.

FRIAS, J. M. O murmúrio das imagens I – Poéticas da evidência. Porto: Afrontamento, 2019.

HANSEN, J. A. Categorias epidíticas da ekphrasis. Revista USP, n. 71, 2006, p. 85-105. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i71p85-105. Acesso em: 14 jun. 2022.

QUINTILIANO. Instituições Retóricas, Tomo III. Trad. Bruno Fregni Basseto. Campinas: Editora da Unicamp, 2016.

ROMANO, E.; LI CAUSI, P.; MARINO, R., FORMISANO, M. Marco Tullio Cicerone. De oratore (traduzione e commento). Alessandria: Editori dell'Orso, 2015.

SARAMAGO, J. A bagagem do viajante. Lisboa: Editora Futura, 1973.

SYLVESTER, D. The Interviews with Francis Bacon, A brutalidade dos fatos. London: Thames & Hudson Ltd., 1995.

Downloads

Publicado

2022-07-12

Como Citar

Costa Malufe, A., & Soares Rodrigues da Silva, M. (2022). Poética e imagem: : atos de criação e sensações no conto A oficina do escultor, de José Saramago. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (28), 34–49. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2022i28p34-49