ALMEIDA JÚNIOR: UM CAIPIRA ILUMINADO

Autores/as

  • Katia Maria Furtado de Mendonça Curtis UNIFAI - Centro Universitário Assunção

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v1i1.15

Resumen

O presente artigo pretende evidenciar a modernidade de José Ferraz de Almeida Júnior, na segunda metade do século XIX, no panorama artístico brasileiro. Este trabalho tem a finalidade de destacar os aspectos inovadores da obra desse artista que apesar de conhecer, em Paris, os românticos, realistas e impressionistas, não se filiou a nenhuma corrente; que, mesmo respirando os ares inquietos da arte europeia, permaneceu sereno no trato da sua paleta; que, tendo olhado para a luminosidade dos impressionistas, conseguiu encontrar o seu próprio sol; que tendo convivido com a sofisticação do primeiro mundo, permaneceu brasileiro e caipira, tornando-se precursor de uma pintura genuinamente brasileira. O artista que alicerçou sua obra em fundo humano e observou tantas tendências, anunciou a modernidade artística do nosso país com seus temas, luzes e cores. Transportou para suas telas a realidade rústica e pitoresca de sua terra e a dignidade de sua gente.

Descargas

Métricas

Visualizaciones del PDF
1,351
Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202677
|

Biografía del autor/a

Katia Maria Furtado de Mendonça Curtis, UNIFAI - Centro Universitário Assunção

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1969) e mestrado em História pela Universidade de São Paulo (1974). Atualmente é Coordenadora do Curso de História, Membro do Conselho Superior (CONSUP) e Professor Titular do Centro Universitário Assunção - UNIFAI.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1399642759152531

Publicado

2015-11-23