Hermenêutica e educação

Autores

  • Mario Ariel Gonzales Porta PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.32459/2447-8717e290

Palavras-chave:

Educação, Hermenêutica, Gadamer, Racionalidade finita

Resumo

Neste texto, proponho considerar a relação entre hermenêutica e educação a partir de várias perspectivas que, embora, em princípio, sejam independentes umas das outras, podem, no entanto, ser utilmente ligadas no marco da proposta de uma teoria da racionalidade finita.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
210
Jul 01 '24Jul 04 '24Jul 07 '24Jul 10 '24Jul 13 '24Jul 16 '24Jul 19 '24Jul 22 '24Jul 25 '24Jul 28 '2410
|
Outros formatos de visualizações
3

Biografia do Autor

Mario Ariel Gonzales Porta, PUC-SP

Bolsista de produtividade CNPQ PQ 2 possui graduação em Filosofia pela Universidade Maior da República de Montevidéu (1980) e doutorado em Filosofia - Universitat Munster (Westfalische-Wilhelms) (1989). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: origens da filosofía contemporânea, Kant, neokantismo, fenomenologia, psicologismo e ensino da filosofia.

Referências

GADAMER, Hans-Georg. “Wahrheit und Methode. Grundzüge einer philosophischen Hermeneutik”. 1ed. 1960. In: Collected Works, 7ed. Tübingen: Mohr Siebeck, 2010, v. 1.

GADAMER, Hans-George. “Wahrheit und Methode. Ergänzungen und Register”. 2ed. 1960. In: Collected Works. Tübingen: Mohr Siebeck, 1993, v. 2.

GONZÁLES PORTA, M. A. O pensamento de Immanuel Kant. Brasília: Academia Monergista, 2023.

Downloads

Publicado

2024-06-29