Pandemic and early childhood education

on screen the performance of families in meeting the guidelines of daycare centers

Authors

  • Veronica Luzia Silva
  • Paulo Sérgio Garcia Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.32459/2447-8717e227

Keywords:

Pandemic. , Remote care. , Daycare centers.

Abstract

In this study, we analyzed the actions of families from different socioeconomic levels in relation to meeting the pedagogical recommendations of daycare centers during the pandemic. We used a qualitative approach, based on document analysis and interviews. The results showed how schools replicated the traditional model of action, disregarding the social origin of families. By indicating the same proposals and activities for all children, the school ended up favoring those who were already more privileged. This school organization, which was well-intentioned, ended up discriminating against babies and young children who did not have their learning rights guaranteed, especially those who were from poorer social backgrounds. The data from this study can be used by schools and education departments to discuss the issue.

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Author Biographies

Veronica Luzia Silva

Gestora em Educação Infantil para a primeira infância na rede pública de Santo André.

Paulo Sérgio Garcia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Pedagogo, Mestre (1997) e Doutor em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2011). Possui Pós-Doutorado (2015) com a realização de estudos em escolas no Brasil e na Itália. Foi representante da América do Sul no International Board IOSTE - International Organization for Science and Technology Education (2008-2010). Foi professor visitante na Brock University, Canadá, em 2019. É professor titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Departamento de Educação) e coordenador do Projeto de Observatório da Região do Grande ABC Paulista. É líder do Grupo de Pesquisas em Avaliação Educacional e Desempenho (GPAED). O grupo desenvolve pesquisas sobre assuntos relacionados à avaliação, de aprendizagem, institucional, de políticas, externas e em larga-escala, e a atuação de gestores escolares. Paralelamente, estuda o desempenho, de alunos e professores, na educação básica e superior. É pesquisador do grupo "Ensino de Ciências e desempenho dos jovens brasileiros" (FEUSP) e do Grupo Interinstitucional Desempenho Escolar e Inclusão Acadêmica - IDEIA, Universidade Federal de Santa Maria. Participa do Projeto temático financiado pela FAPESP que congrega cinco instituições (USP, UFABC, UNIFESP, USCS e Instituto Butantã), que estuda o banco de dados do Projeto Biota/FAPESP, visando oferecer possibilidade de produção de materiais curriculares e extracurriculares para a educação básica. (Processo 2016/05843-4). É coordenador do projeto regular financiado pela FAPESP, ?Biodiversidade na perspectiva do desempenho escolar dos alunos e no trabalho dos professores: considerações para o Biota-Educação? (Processo 2019-14210-3). Participa de associações nacionais: Associação Nacional de Política e Administração Educacional (ANPAE) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), e internacionais: European Science Education Research Association (ESERA) e International Organization for Science and Technology Education (IOSTE).

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Published

2025-05-04